Cadeia Alimentar
Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria como iremos ver na próxima seção.
Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar nos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada neste fluxo. A este percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.
Cadeia Alimentar O termo cadeia alimentar refere-se à sequência em que se alimentam os seres de uma comunidade.
Pode ser definida como uma sequência de seres vivos, na qual uns comem aqueles que os precedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que o seguem; ou ainda como o sistema de transferência de energia dos produtores, representados pelos vegetais fotossintetizantes, através de uma série de organismos em estágios de comer e serem comidos.
O processo se inicia com os seres autótrofos (capazes de produzir seu próprio alimento) denominados como produtores, que pertencem ao nível trófico primário.
Em seguida, vem os seres vivos que se alimentam desses produtores, pequenos animais herbívoros, que denominaremos consumidores primários, que pertencem ao nível trófico secundário.
Logo após temos os animais de maior porte, que não mais se alimentam de vegetais (pelo menos como maior base de dieta), mas de animais: são os consumidores secundários, que pertencem ao nível trófico terciário.
Depois, temos os animais de grande porte, que se alimentam de animais de pequeno e médio porte, denominados de