Cadeia alimentar ( resumo)
2.0 Definição de Cadeia Alimentar A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros. Cada organismo serve-se do elemento inferior da sequência como fonte de alimento, resultando numa hierarquia ecológica dos organismos, organizada de acordo com quem se alimenta de quem. • Ou seja, cadeia alimentar nada mais é que uma escala ou um ciclo continuo de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar.
3.0 Importância da Cadeia Alimentar para a manutenção das espécies Ela mantém o equilíbrio ecológico entre os seres vivos. É importante na conservação do ciclo pois a retirada de uma espécie pode ser prejudicial a todo o ecossistema. Imagine todos os sapos sendo exterminados... a quantidade de moscas aumentaria. A cadeia alimentar serve pra isso. Para manter um controle do número de seres existentes.
4.0 Níveis Tróficos São etapas ou níveis de nutrição que é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de alimento que os organismos consomem. Existem três níveis tróficos principais:
4.1 Produtores: É sempre constituído sempre pelos seres capazes de produzir seu próprio alimento e por isso, são chamados de “autótrofos”.
4.2 Consumidores: São organismos que consomem produtores e outros consumidores, por não serem capazes de produzir seu próprio alimento precisam obter energia através de ingestão de matéria orgânica e por isso são chamados de heterótrofos. • Consumidores Primários: alimentam-se de produtores.
• Consumidores Secundário: alimentam-se de consumidores de primeira ordem.
• Consumidores Terciários: alimentam-se de