Anatomia
ANATOMIA 1
MARINGÁ NOVEMBRO DE 2012
ALICE LACERDA VIEIRA
ANATOMIA 1
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia 1 da Faculdade Alvorada de Maringá, como avaliação parcial do 2º bimestre.
Professor: Johannes
MARINGÁ
NOVEMBRO DE 2012
SISTEMA RESPIRATÓRIO
É formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela absorção de oxigênio do meio ambiente e a eliminação de dióxido de carbono para o meio ambiente.
As vias aéreas superiores são responsáveis por filtrar e aquecer o ar inspirado e as vias aéreas inferiores realizam as trocas gasosas.
Órgãos do sistema respiratório: - vias aéreas superiores: nariz, fossas nasais, faringe, laringe e traqueia; - vias aéreas inferiores: traqueia, brônquios, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos;
Bronquite
É a inflamação da mucosa brônquica, caracterizada por produção excessiva de secreção da mucosa na árvore brônquica. Tosse produtiva que dura 3 meses em cada 2 anos consecutivos, em paciente que tem outras causas excluídas. Ela gera sintomas como dificuldade para respirar/falta de ar e seu tratamento é feito com o uso diário de medicamentos, mas na maior parte das vezes esta doença tem cura. Apenas nos idosos, nos tabagistas, nos indivíduos com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas como a asma é que a bronquite pode tornar-se crônica.
Sintomas
Tosse, com produção de catarro, expectoração espessa e gelatinosa, sibilos, dispneia, coriza, cansaço, calafrios, dor nas costas, dores musculares, febre discreta, dor de garganta.
No início, surge uma tosse seca que, após um ou dois dias, começa a expectoração de pequenas quantidades de secreção esbranquiçada ou amarelada e, a seguir, de volume maior e com coloração amarelada ou esverdeada.
Febre alta que pode persistir por várias semanas e dificuldade respiratória são sintomas comuns de bronquite. Na persistência dos sintomas, é comum que o paciente desenvolva uma pneumonia e, para diagnosticar a complicação, uma