Cadastro
Comunicar é necessário. É através da comunicação que travamos ou mantemos entendimentos e a cooperação entre as pessoas. E isso vem desde a pré-história. Já nos primórdios, o homem procurava se comunicar com os seus semelhantes, por meio da linguagem escrita, embora haja relatos de que mesmos os povos mais primitivos, que não desenvolveram esse tipo de linguagem, encontraram outros meios de se comunicarem.
Pode-se afirmar que sem a comunicação não haveria entendimento e cooperação entre os homens, pois toda atividade humana gira em torno da comunicação, seja esta verbal, escrita ou corporal. Portanto, saber comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. A comunicação é um troca constante de informações, dados e conhecimentos entre emissores e receptores, que vai além das palavras, pois devemos considerar as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer outra mensagem.
No âmbito do gerenciamento de projetos, um grande número de problemas pode estar ligado à falta de comunicação ou decorrentes desta, pois segundo o Project Management Instituto (PMI), 90% dos trabalhos de um gerente de projeto está ligado com as atividades de comunicação. Ou seja, a comunicação é fundamental. Sem o domínio de uma comunicação eficiente e devidamente eficaz o gerente de projeto não conseguirá integrar os stakeholders, e consequentemente aumentarão as chances de insucesso do empreendimento.
Então, o que é gerenciar projetos, senão partilhar, trocar opiniões ou mesmo repartir as informações? Ou ainda, transmitir a informação certa, no momento certo, da maneira certa, à pessoa certa.
Ocorre que ao longo do projeto o gerente e sua equipe gastam a maior parte do tempo se comunicando, seja definindo objetivos, resolvendo pendências ou solicitando mudanças. Diante disso, a comunicação está intrinsecamente ligada às etapas do ciclo de vida de um