cada amanhacer
AULA 2
A Sociedade e o Estado
CONCEITO DE SOCIEDADE
É o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente em ordem, formando uma entidade nova e superior
(DEL VECCHIO).
TEORIA ORGANICISTA X TEORIA MECANICISTA
Os organicistas descendem do tronco milenar da filosofia grega (Platão e Aristóteles).
É Aristóteles quem primeiro afirma que “o homem é um ser político”, que só pode viver em sociedade.
Diz ainda Aristóteles que “o homem, para viver sozinho, precisaria ser ou um deus ou um bruto”.
Organicismo: se a sociedade é o valor primário ou fundamental, se a sua existência importa numa realidade nova superior, subsistente por si mesma, temos o organicismo.
“É a reunião de várias partes que preenchem funções distintas e que, por sua atuação conjunta, concorrem para manter a vida do todo” (DEL VECCHIO).
Mecanicismo: se o foco for o indivíduo, como o centro irredutível a toda assimilação coletiva, o sujeito da ordem social, que não cria nenhuma realidade nova que lhe seja superior, como ponto primário e básico do qual todos os ordenamentos sociais emanam e podem ser reduzidos.
CRÍTICA
SOCIAL
MECANICISTA
AO
ORGANICISMO
As partes, no organicismo, não vivem por si mesmas, tampouco podemos admiti-las noutro lugar que não seja o que a natureza lhes indicou.
Com o indivíduo isso já não acontece, tem este a sua mesma vida, seus fins autônomos, a capacidade de deslocação espacial e social.
SOCIEDADE E COMUNIDADE
A sociedade supõe a ação conjunta e racional dos indivíduos no seio da ordem jurídica e econômica, mas “os homens, a despeito de todos os laços, permanecem separados”.
Já a Comunidade implica a existência de forma de vida e organização social, onde impera essencialmente uma solidariedade feita de vínculos psíquicos entre os componentes do grupo.
É