cachorros
Relações sociais de produção e consumo
Agostinho Schneiders
Luciano Gonçalves Bitencourt
Habilidades
Neste capítulo do livro didático, desenvolveremos habilidades que permitem ao aluno, no final dos estudos, realizar uma reflexão crítica sobre problemas do cotidiano, identificar e relacionar situações e variáveis, buscar e criticar informações que são vinculadas nas diversas mídias, administrar conflitos no trabalho e em outros espaços de atuação, extrair conclusões e julgar, debater e trabalhar em equipe – que é uma das principais características do mercado de trabalho atual – interpretar linguagens diversas e projetar ações de intervenção sobre o espaço geográfico, local de ação e atuação do homem.
Seções de estudo
Seção 1: A concepção da realidade social de Marx: materialismo histórico e dialético
Seção 2: Economia, sociedade e seus modos de produção
Seção 3: Trabalho e vida econômica: emprego, desemprego e empregabilidade
Seção 4: Desigualdade: pobreza, exclusão e o desafio da inclusão
Seção 5: Educação e ocupação profissional
55
Capítulo 3
Seção 1
A concepção da realidade social de Marx: materialismo histórico e dialético
Agostinho Schneiders
O pensamento sociológico de Marx é o mais controvertido de todos os tempos, sendo considerado extremamente complexo e completo a respeito da sociedade moderna e contemporânea. Por causa de suas ideias, ele foi e continua sendo admirado e criticado. Suas análises críticas da sociedade capitalista de seu tempo, evidenciando as contradições e antagonismos, mostrando as possibilidades de mudanças, transformações e revoluções, provocaram rupturas, discussões e conflitos de ideias, que permearam por muito tempo as ciências humanas e sociais, chegando até aos nossos dias.
Marx ofereceu uma nova concepção da realidade social, modificando completamente o entendimento e a percepção do mundo, a partir de meados do século XIX. Já houve época em que o