Cacau no brasil
Diz a história que o cultivo de cacau chegou ao Brasil em 1679 com a publicação da Carta Régia, que autorizava a plantação nas terras dos colonizadores.A primeira plantação de cacaueiro na Bahia foi em 1746, na fazenda Cubículo (as margens do Rio Pardo, atualmente município de Canavieiras) pelo colonizador Antonio Dias Ribeiro, que trouxe sementes do Pará.Em 1752, o cacau chegou a Ilhéus, que hoje é o principal polo cacaueiro da Bahia, com o maior porto exportador do Brasil.
Mas foi a partir de 1860 que o chocolate passou a se cobiçado pelas fábricas da Europa e EUA, diante disso, praticamente todo o cacau brasileiro era exportado, já que não se havia aqui o costume de consumir o fruto ou seus derivados.
Até 1920 o Brasil foi o maior produtor mundial de cacau, até que a região sul da Bahia viveu uma legítima “guerra” entre os fazendeiros, onde os mais poderosos tomavam posse das plantações dos menos abastados. Para fortalecer o clima de descontentamento, no início de 1990 as fazendas foram vítimas de uma praga chamada “vassoura- de -bruxa” que destruiu grandes plantações e levou coronéis a falência. Essa praga devastadora é causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa e ganhou o apelido de vassoura-de-bruxa por secar os ramos deixando-o semelhantes à vassoura velha. Provavelmente vinda da região amazônica, a praga levou a produção de cacau cair de 390 mil toneladas para 123 mil em dois anos.
Hoje em dia...
A região sul da Bahia é responsável por 95% do cacau brasileiro, o Espírito Santo por 3,5% e a Amazônia por 1,5%, sendo que o Brasil é o 5º produtor mundial. Mas o grande vencedor de produção é o oeste da África, onde a Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria são responsáveis por 65% do cacau consumido no mundo, produção que hoje chega a 3milhões de toneladas ao ano no mundo