Cabo de Guerra Eletroestática
1- Índice
2- Introdução
3- O que é eletrostática?
4- Desenvolvimento
5- Conclusão
6- Bibliografia
Introdução
Sabemos hoje, que é quase impossível vivermos sem eletricidade e que são diversos equipamentos que o têm como princípio básico de funcionamento. Podemos dizer que ela é uma designação genérica ligada a todos os fenômenos resultantes da existência da propriedade chamada carga elétrica.
A atividade experimental na qual está contida neste trabalho, como o nome sugere, consiste em uma competição de cabo de guerra, só que ao invés de usarmos cordas usaremos a carga elétrica.
O que é eletrostática?
A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Num primeiro momento, acreditava-se que os fenômenos elétricos e magnéticos não estariam relacionados. A eletrostática tinha muito a ser descoberto, especialmente no que se refere a sua dependência com o magnetismo. Houve muitos avanços significativos, como o caso da construção da primeira pilha voltaica, criada por Alessandro Volta, em 1800. Finalmente, em 1819, o dinamarquês Hans Christian Oersted (1777 – 1851) descobre em uma aula experimental que a corrente elétrica geraria um campo magnético em torno de si.
Mas talvez uma das mais relevantes descobertas que podem ser inclusas no rol da eletrostática, destaca-se a da relação da carga do elétron com sua massa, realizada por Robert Andrews Millikan (1868 – 1953).
Desenvolvimento
Materiais necessários:
- Dois balões
- Uma lata de alumínio
- Roupa de lã
- Papel toalha
Procedimento:
Passo 1 - Coloque uma lata de alumínio deitada em uma mesa ou outra superfície, de modo que ela possa rolar livremente. Atrite o balão cheio em uma peça de roupa de lã. Logo em seguida, aproxime o balão da lata. A lata irá girar em direção a um dos balões.
Passo 2 - Duas pessoas podem brincar ao mesmo