cabo console
Os Textos Complementares são fundamentais para facilitar o aprendizado sobre a tecnologia Intel CORE.
Utilize também a internet e a bibliografia recomendada pela Unidade Curricular disponível na biblioteca, não se esquecendo de referenciá-la ao final.
LINKS COMPLEMENTARES:
Caro aluno é recomendado o acesso ao endereço (link) abaixo:
1 – http://www.intel.com/business/xeon/demo/index.htm (Demo da tecnologia Intel quad-core (Informações em
Inglês).
LIVRO biblioteca virtual:
Stallings,William – Arquitetura e Organização de Computadores, 5◦edição, Pearson
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
O processador Pentium D são dois processadores totalmente independentes, possibilitando a construção de um computador que antes só era possível com o uso de placas mãe "bi processadas", ou seja, com dois processadores separados, em dois soquetes.
Interior do Pentium - D.
Nem todos os programas são beneficiados pela presença de dois núcleos. Por exemplo, a maioria dos jogos atuais ainda não faz uso deste recurso. Já os programas que tratam som, vídeo e fotos são muito beneficiados pela existência de dois núcleos. Em linhas gerais, este tipo de arquivo pode ser facilmente dividido em partes iguais e in dependentes (por exemplo, ar, duas metades de uma fotografia). Cada núcleo processara a metade do arquivo, e o tempo para terminar o trabalho tendera a ser duas vezes menor, o que é o mesmo que dobrar a velocidade.
O outro modelo de processador Intel com dual core dessa geração é o Pentium Extreme Edition (nao confundir com o Penffum 4 Extreme Edition). Tanto o Pentium D como o Pentium Extreme Edition usam o encapsulamento LGA 775.
Entendendo o multiprocessamento
Placas mãe com dois ou mais processadores são normalmente usadas em servidores e estações de trabalho de alto desempenho. Usam processadores como o XEON e o Itanium (Intel) e o Opteron (AMD). O que os novos processadores com o Pentium D tem de interessante e o fato de trazerem o