Redes computacionais
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROJETO DE REDES 4
2.1 Objetivo 4
2.2 Meta 4
3 GLOSSÁRIO 4
4 CRIAÇÃO DO BACKBONE NO PACKET TRACER 5
4.1 Itens 5
4.2 Configuração de Router 6
5 CONFIGURAÇÃO 8
5.1 Interligação dos aparelhos. 8
5.2 Configuração do Host 9
5.3 Configurando o roteador novamente 9
6 TESTES 12
6.1 Pings (10x) e Telnet – Rede Curitiba 13
7 COMANDOS DE REDE 17
8 RELATÓRIO DE ERROS COLETIVOS EM SALA 21
9 CONCLUSÃO 24
10 ANEXOS 25
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto é criar uma rede fictícia entre duas cidades, Curitiba e Toledo. Montar um backbone (traduzindo para português,espinha dorsal, embora no contexto de redes signifique rede de transporte) não é nada fácil, mas também não é um “bicho de sete cabeças”. Para melhor compreensão do assunto explanamos de forma resumida alguns conceitos básicos de redes, desde montagem física, configuração de host, configuração de router, interligação de switches, testes, entre outros. Vamos falar sobre o assunto de forma sucinta e clara, com os comentários, críticas e idéias dos alunos envolvidos.
2 PROJETO DE REDES
2.1 Objetivo
Entender como é possível acessar e manipular sites e hosts que muitas vezes se encontram a uma distância relativamente grande de nós. Saber como realizar a conexão de um ponto para outro, fazendo a interligação entre os aparelhos e a configuração necessária para que esta comunicação seja possível.
2.2 Meta
Ao fim de toda a montagem e configuração ter uma conexão estável com a outra ponta, de modo que seja possível realizar acessos remotos e transferência de dados entre outros.
3 GLOSSÁRIO
1) Backbone: Significa “espinha dorsal”, é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam.
2) Roteador: No inglês router, (ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a