apostila dmx512 como funciona
4476 palavras
18 páginas
Magrão - www.dicasdesomeluz.blogspot.comPágina 1 - 18/12/2011
Apostila DMX512 - Como Funciona
Prefacio
01
02
03
04
05
06
-
Equipamentos que usa o DMX512
Funcionamento Básico
Problemas utilizando o DMX512
Cargas da Rede
O Pacote DMX
Dados Físicos no DMX512 (1990)
Magrão - www.dicasdesomeluz.blogspot.com
Página 2 - 18/12/2011
Apostila DMX512 - Como Funciona
Introdução
Nos velhos tempos de controle de iluminação para palco, existia uma enorme quantidade de resistores variáveis (potenciômetros) para controlar as luzes que iluminavam um show. Esses controles ficavam perto do palco, e muitos cabos de energia eram levados para a área do palco, a fim de alimentar as lâmpadas. Não que a quantidade de cabos era grande, mas no mínimo era muito incomodo trabalhar com esse tipo de configuração, e ainda precisávamos de uma pessoa com “vários braços” para operar tudo e além de lembrar todas as cenas do show para iluminar corretamente o espetáculo.
Até que alguém teve a idéia de juntar esses potenciômetros com motores, e tivemos um painel inteligente que ficava atrás da casa de show, os motores e os resistores ficavam em baixo do palco ou em outro local escondido e apenas alguns fios de baixa voltagem para operar os motores chegavam ao console de iluminação no palco.
Então vieram os primeiros dimmers (redutores/potenciômetros) eletrônicos e em seguida o primeiro console. Mas como a necessidade é a mãe das invenções, os Presets (ou conjuntos de faders – controles deslizantes – para cada canal) chegaram.
O Controle era feito usando um pequeno conversor de corrente alternada de baixa voltagem, e a lâmpada tinha diferentes níveis de redução da intensidade dependendo da proporção da voltagem gerada pelo conversor. A alimentação das lâmpadas é levada por fios individuais para cada canal, e esse sistema ainda é utilizado até hoje. Diferentes voltagens e polaridades são usadas, mas o sistema de +10 volts é o mais popular. Porém esse sistema sofre de dois grandes problemas:
1) É