cabeça de porco
Resumo: Este artigo tem como finalidade, esclarecer como o Prefeito da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Excelentíssimo senhor Barata Ribeiro iniciou o plano de urbanização da cidade com a derrubada deste cortiço o maior do rio, assim alimentando de pessoas que ali moravam, o que hoje chamamos de Morro da Providência, A primeira favela do Rio de Janeiro.
A Cidade do Rio de Janeiro, que já era capital do Brasil colonial desde 1763 quando a capital foi transferida de Salvador e passou a ser capital do Império Brasileiro, Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil à parte integrante do reino unido supracitado. Após a Independência do Brasil (1822), a cidade tornou-se a capital do Império do Brasil, e depois capital da chamada Republica velha, teve um crescimento econômico muito lento até o século XVII, mas mesmo assim Com cerca de 30 000 habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII: a proximidade levou à consolidação da cidade como proeminente centro portuário e econômico.
Com as guerras que vinham acontecendo na Europa somado ao 13 de maio de 1888 quando a escravidão fora abolida, incentivou a vinda de imigrantes e migrantes para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades de emprego assalariado, para se ter uma idéia em menos de vinte anos (1872 e 1890), a população que aqui vivia duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes, com essa explosão populacional, a cidade sofreu com a falta de infra estrutura, para suportar tal avanço. E as pessoas queriam morar no centro da cidade pois era lá que estavam as oportunidades, como o porto,