Cabeamento
É um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para evitar interferências entre si.
Cabo UTP – É o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos.
Cabo F/UTP – Uma única capa de blindagem envolvendo todos os paras, protege contra interferências externas.
Cabo S/FTP – Semelhante ao UTP, porém possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par, é recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Protege contra interferências externas e internas.
2 - Considere um cabo de par trançado. Explique porque os pares são trançados, e quais as consequências geradas ao destrançar os pares deste cabo.
Cada par do cabo é trançado de forma diferente para evitar interferências entre os pares, destrançando os cabos, gera-se interferência prejudicando a transmissão de dados.
3 - Quais os padrões de distribuição dos fios em um conector RJ45 usado em cabos de par trançado? Algum destes padrões apresenta vantagem(ns) sobre o(s) outro(s)? Muitos defendem que um é melhor que o outro. Na verdade, a confusão se dá porque o 568a foi o padrão definido pelo uso por muito tempo antes da normatização.
Após a normatização, tal padrão permaneceu válido. No entanto, algum tempo depois, a norma EIA/TIA 568b veio para atualizar a norma 568a que, teoricamente, não deveria mais ser usada.
Apesar disso, é certo dizer que ambos os padrões de montagem são completamente equivalentes em termos de desempenho, podendo ser usados tranquilamente em qualquer instalação, desde que não sejam misturados na mesma montagem. 4 - Quantos pares são utilizados para transmissão de dados e quais as velocidades admitidas, nas seguintes