caatinga
Apesar de ter uma alta biodiversidade e grande importância social, a caatinga sofre muito preconceito, sendo vista por boa parte da sociedade como ambiente inóspito e que abriga poucos animais, além de ter uma pobre vegetação com poucas plantas e na sua maioria espinhosas.
As crianças estão cada vez conhecendo menos a realidade das caatingas, isso se deve a uma enorme deficiência do material didático, portanto é de fundamental importância livrar as mesmas do auto-preconceito buscando ações que visem aumentar o conhecimento das crianças sobre seu entorno ambiental.
A principal função da Educação Ambiental para a Sustentabilidade é apoiar o desenvolvimento de espaços e capacitar indivíduos e coletividades para a produção autônoma de cultura e tecnologia adequadas ás suas necessidades (FERRARO JÚNIOR, 2003). A forma como avaliamos nosso entorno é crucial na formação de nossa cultura, pois uma percepção mais ampla de nossa realidade, nos desperta questionamentos e nos motiva atitudes participativas.
Deste modo se faz óbvio que no processo de ensino/aprendizagem o educador deve utilizar ferramentas que aprimorem o conhecimento dos alunos sobre a realidade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Neste projeto iremos avaliar a visão ambiental das crianças, sobre o ambiente que os cerca e desenvolver atividades que ampliem seus conhecimentos, com a intenção de aumentar e valorizar o conhecimento coletivo para com as caatingas.
As caatingas, ou estepes nordestinas constituem um dos principais ecossistemas da Região Nordeste ( AB’ SABER, 1969; 1977), Ocupando 80% de sua extensão e atingindo os nove estados que a compõe (REIS, 1986). Esse ecossistema abrange uma grande porção do território brasileiro e boa parte de sua população, 15.000.000 de habitantes (REIS, 1986; ANDRADE, 1986). Por ser um bioma exclusivamente brasileiro predominante em todo Nordeste sentimos a necessidade de aprimorar os conhecimentos das crianças a cerca da paisagem da