Caatinga
A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.
A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).
Informações Básicas
Caatinga: palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca” é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro.
Extensão territorial : de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional, presente nos estados de : Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
temperaturas médias anuais : são elevadas, oscilam entre 25° C e 29° C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.
As principais características da caatinga são:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;
Fauna
A Fauna da caatinga, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica. A fauna da caatinga é bem diversificada, com centenas de espécies vivendo neste bioma. Composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorro-do-mato, arara-azul, (ameaçada de extinção), sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui-do-nordeste, entre outros animais. A maioria dos animais da Caatinga tem habitos noturnos.
Flora
No decorrer do tempo, grande parte da flora da Caatinga se adaptou as condições áridas:
As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo