caatinga
Nas regiões de caatinga, o clima é quente com prolongadas estações secas e o regime de chuvas influencia na vida de animais e vegetais, o que torna um bioma com pouca biodiversidade.

Fauna:
Os lagartos são os mais comuns pela região, com 47 espécies deles já catalogadas, logo atrás vem as serpentes com 45 catalogadas, ameaçada de extinção dos repteis está a jararaca.

Entre as aves, está o carcará, a asa-branca, a gralha-canção, a arara azul de lear, etc. Entre as aves, em extinção há a ararinha azul e muito ameaçada a arara azul de lear, encontrada somente em uma pequena parte do bioma.

Arara azul de lear
Na caatinga também são encontrados muitos anfíbio e entre os mais conhecidos estão o sapo cururu e a jia de parede, sem espécies em extinção.

Rock cavy
Entre os mamíferos vivem onças, gatos selvagens, capivaras, gambás, preás, macacos-prego, e o veado catingueiro, ameaçado de extinção como o gato maracajá, o bicho preguiça
Flora:
Os cactos são muito representativos da vegetação da caatinga. Mas não são os únicos representantes. Mesmo com o curto período de chuvas, existe uma variedade de espécies vegetais. Entre elas estão o mandacaru, a coroa-de-frade, o xique-xique, o juazeiro, o umbuzeiro e a aroeira. Em ameaça de extinção a árvore baraúna, a aroeira do sertão, a imbarana de cheiro e a quixabeira. 
CAATINGA