C4 explosivos
EXPLOSIVO PLÁSTICO
COMPOSTO 4 (C4)
Disciplina: Geologia
Nome: Douglas Pinhate Matricula: 13110224
COMPOSTO 4 C-4
C4 e C4 Composição é uma variedade comum de explosivo plástico conhecido como C Composição. É 1,34 vezes mais potente como a TNT.
Foto cedidaU.S. Dept. of Defense
Um oficial do exército americano coloca 6 kg de explosivo C-4 em uma casamata de guerra na Bósnia-Herzegóvina
Vinte anos atrás, a maioria das pessoas não tinha a mínima ideia do que era o C-4. Mas, infelizmente, ele se tornou um termo bastante familiar, aparecendo em jornais e na televisão o tempo todo. Em outubro de 2000, terroristas usaram C-4 para atacar o navio U.S.S. Cole, matando 17 marinheiros. Em 1996, terroristas usaram C-4 para explodir o complexo habitacional militar americano Khobar Towers, na Arábia Saudita. Em dezembro de 2001, um homem conseguiu carregar um material semelhante para dentro de um avião comercial. Como? Escondeu no sapato. O C-4 também já foi usado em muitos atentados suicidas com bomba, em Israel e em seus territórios ocupados.
PRINCÍPIOS BÁSICOS SOBRE OS EXPLOSIVOS
O conceito fundamental por trás dos explosivos é muito simples. Se olharmos da maneira mais simples possível, um explosivo nada mais é do que algo que queima ou se decompõe muito rapidamente, produzindo bastante calor e gás em um curto período.
Um explosivo típico consiste em um dispositivo de detonação, algum recipiente e, obviamente, algum material explosivo. O material explosivo passa por uma rápida reação química, uma combustão (em inglês) ou uma reação de decomposição (em inglês), ao ser disparado pelo calor ou pela energia do detonador.
Foto cedida U.S. Department of Defense
Soldados detonam 2 cargas de C-4 em uma base aérea durante uma operação de treinamento. Assim como outros explosivos fortes, o poder de destruição do C-4 vem do gás quente que se expande com rapidez.
Na reação química, os compostos se