Ed. Física
A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõe ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo.
O presente trabalho visa expor quais efeitos acontecem, porque acontecem, os benefícios, a mudança física através das atividades físicas.
O trabalho se apresentará em subtemas; Efeitos da Atividade física no cérebro, nos pulmões, no coração, nos músculos, e nos ossos. O objetivo dessa pesquisa é o conhecimento sobre a importância da atividade física, de como aperfeiçoamento do potencial físico é relevante.
Este trabalho dispõe de consultas por sites na internet. Porém, cada consulta foi analisada minuciosamente, cada tópico teve seu conceito avaliado.
2. EFEITO DA ATIVIDADE FÍSICA NO ORGANISMO
A atividade física auxilia no desenvolvimento do corpo e na redução dos riscos de futuras doenças, além de exercer importantes efeitos psicossociais. Tradicionalmente, as pesquisas envolvendo a fisiologia da atividade física concentram nas respostas e adaptações dos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular, já que muitos dos benefícios relacionados à saúde e qualidade de vida, com a prática regular de exercício, são decorrentes de respostas e adaptações nestes três sistemas orgânicos. Além disso, o exercício físico tem impacto importante sobre o aspecto psicológico, pois provoca sensação de bem estar e prazer reduzindo a ansiedade e depressão, aumentando a disposição para realizar atividades de trabalho, recreativas e esportivas.
Por outro lado, o exercício também exerce influência sobre outros sistemas que não estão diretamente relacionados com sua execução, tais