Impacto Fatal
Era Mesozoica, o grande período jurássico que estima ter iniciado a 199 milhões de anos atrás, mas que teve o seu fim com uma catástrofe global chamada de extinção KT.
Um grande meteoro do tamanho de Washington, com largura de 10 km e peso de 1 trilhão de toneladas invadiu a atmosfera da terra em uma velocidade estimada de 65000 km/h e chocou ao solo provocando uma serie de explosões e ocasiões que causaram a extinção dos dinossauros.
O astrônomo Dan fez um teste utilizando 2,5t de explosivo c4 (uma bomba plástica que contem nitrato de amônia e combustível), através de câmeras que gravam 10 mil quadros p/s, ele conseguiu estimar os estágios da explosão do asteroide que ocorreu aproximadamente a 65 milhões de anos atrás. Ao colidir com a terra a explosão teve a força de 10 mil vezes mais forte que a detonação de todas as bombas atômicas da terra, o primeiro estagio é o clarão, e devido à temperatura gerada pelo impacto, vaporizou rochas e arremessou fragmentos para atmosfera e também houve a formação de uma grande nuvem de poeira. Nos primeiros 20 segundos ocorreu à onda de choque que matou instantaneamente todos os seres vivos que estavam próximos, em seguida após 1 minuto, gerou tsunamis de quase 300 metros de altura e a movimentação das placas tectônicas, aos 40 minutos todos os fragmentos que foram jogados na atmosfera e percorreram quase todo o mundo foram atraídos de volta ao solo causando uma chuva de rochas que dizimou uma grande parte dos seres que sobreviveram as ocasiões anteriores.
Os seres vivos da época que sobreviveram ainda tiveram que enfrentar muito mais problemas, todos que ficaram na superfície morreram devido à alta temperatura que chegou a 815°C, mas os que ficaram no subsolo sobreviveram porque o calor só chegou elevar até 45°C. Poucas espécies resistiram à falta de comida e as noites frias, mas mesmo assim conseguiram passar a essa catástrofe e em alguns anos a atmosfera e a fauna da terra se estabilizou a vida continuou.