C2 Aluisio Ramon Corrigido
1950 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINADEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE MÉTODOS ELETROANALÍTICOS (QMC 5318)
Profª. Drª. DANIELA BRONDANI
Relatório Experimental
Data: 02/05/2013
Grupo:
G8: Ramon Antoniolli do Rego e Aluisio Amadeu Cavallaro.
Experimento:
Experimento 2 – Titulação condutométrica de mistura de ácidos.
Objetivos:
Determinar o perfil de titulação condutométrica de uma solução de ácido forte, fraco e de uma mistura de ácidos.
Resultados e discussão:
Os alimentos podem ser adulterados por meios naturais ou artificiais. Este último visa, principalmente, a obtenção de maior lucro em prejuízo da qualidade do alimento produzido. Um exemplo consiste na adição de óleo de soja ao óleo de oliva visando a adulteração. Sendo o primeiro de menor custo, sua adição ao segundo reduz o custo do óleo e pode aumentar o lucro quando o produto é vendido como óleo de oliva puro. Os alimentos, quando adulterados, perdem suas propriedades e qualidades para o consumo.
Embora nem sempre a adulteração cause problemas à saúde, é contra a lei e deve ser fiscalizada e respeitada.
A técnica de condutometria pode ser utilizada como procedimento para a determinação e quantificação de adulteração em alimentos, como por exemplo, o vinagre.
O ácido acético é um ácido fraco, que possui uma constante de ionização (Ka) cujo valor é 1,7539 x10-5, à 25 ºC. Este ácido é amplamente utilizado pela indústria química, tanto na forma de ácido acético glacial, cujo grau de pureza é 99,8% (m/m), como em soluções diluídas.3 Sua obtenção ocorre a partir da oxidação do álcool etílico ou por meio da fermentação, sob a ação de microorganismos como a Micodema aceti. A fermentação é o método empregado há séculos, para a produção do vinagre, que contém entre 4 a 7% de ácido acético. O uso de vinagre tem sido associado a diminuição dos radicais livres ao controle da pressão arterial, controle do pH estomacal, além de seu efeito bactericida.4 Portanto, sendo o vinagre um produto amplamente