Bárbaros - Vândalos
O período entre 406 e 572 viu os bárbaros germânicos completarem suas migrações para o Oeste. É, sem dúvida, um dos períodos mais agitados e confusos da história do tempo. À medida que o mundo romano desmoronou, muitas tribos atingiu um pico de glória breve, outros foram destruídos em uma série de guerras pouco conhecidos. Para os povos germânicos, esta foi considerada a "idade heróica", que foi um momento de aventura e grandes demonstrações de poder. Dentre essas tribos, encontravam-se os vândalos.
OS VÂNDALOS
Os vândalos eram uma tribo germânica da Jutlândia (agora na Dinamarca), que migrou para o vale do Rio Odra (Oder) por volta do século V aC. Durante os séculos II e III dC eles se estabeleceram ao longo do rio Danúbio. Isto é aproximadamente quando começaram suas conquistas sobre Roma. O uso atual da palavra "vandalismo", reflete o temor e hostilidade da tribo precipitado em outras pessoas, especialmente nos romanos, por seus saques e pilhagens das muitas aldeias que eles conquistaram.
Por volta de 420 dC, grande parte da Espanha era o playground das ferozes tribos vândalas, que chegaram lá em 409, depois de cruzar o rio Reno, em 406. Os vândalos, sob a pressão dos romanos locais e da expansão dos visigodos, decidiram ir para as ricas províncias do norte da África romana. Em 428 eles elegeram um rei brilhante e muito versado na arte militar, Gaiseric.
Em 429, Gaiseric transportou todo o seu povo através do Estreito de Gibraltar e os levou a leste, até Cartago. Em 435, os romanos lhes concederam alguns territórios no norte da África, e já em 439, Cartago caiu ante os vândalos. Geiserico então transformou o reino dos vândalos e alanos num estado poderoso (a capital era Saldae, atual Bejaia, no norte da Argélia), conquistando a Sicília, a Sardenha, a Córsega e as Ilhas Baleares. Em 455, aproveitaram a morte de Valentiniano e saquearam a cidade de Roma.Uma a uma, as brilhantes cidades romanas, com seus celeiros abundantes, cairam para os