BYOD Analisederiscos
1667 palavras
7 páginas
Trabalho 01 - Politica de SegurançaDaniel de Almeida
Robertson Azevedo
Thalita Vecchio
Victor Leão
Prof. Edgar Gurgel
Rio de Janeiro, 06/06/2015
Introdução
O aumento do consumo de dispositivos móveis de TI próprios (tablets, laptops, smartphones e etc) tem feito os colaboradores os utilizarem cada vez mais no ambiente de trabalho, porém isso traz o grande desafio do controle de acesso aos sistemas e às informações confidenciais da organização. Muitas empresas estão considerando os aplicativos móveis como abordagem eficiente e competitiva. A TI tem o desafio de lidar com os riscos inerentes deste novo cenário, definindo dispositivos, aplicativos e políticas de segurança de modo que seja possível aproveitar os benefícios que este fenômeno pode proporcionar sem expor a rede da organização ou a privacidade do usuário. É importante considerar tanto os aplicativos nativos instalados no dispositivo, como os que utilizam ambiente em nuvem, aqueles acessados diretamente do dispositivo móvel e que normalmente não têm qualquer visibilidade corporativa. Um ponto Importante é educar os colaboradores quanto à política, restrições e riscos envolvidos.
BYOD, entendendo o cenário
Baixar os dados corporativos a partir do sofá de casa; discutir via internet com colegas a estratégia de uma campanha publicitária durante o intervalo de um jogo; instalar o mais moderno aplicativo de gerenciamento de tempo; exibir o vídeo da última viagem para os amigos. Na era dos smartphones, tablets e internet banda larga, muitos profissionais têm a empresa e o seu mundo privado no bolso.
Os dispositivos móveis e aplicativos que tornam a vida dos usuários mais fácil e rápida fazem deles verdadeiros “super usuários” que caminham entre diferentes mundos. No entanto, toda essa mobilidade e fácil conectividade causam algumas dores de cabeça aos CIOs. Como lidar com o uso de dados nesse cenário? Como as