bvbv
1- Entende-se por racionalidade o ato de empregar o raciocínio para resolver problemas, tornar reflexivo. Baptista (2010) afirma que o processo de planejamento constitui uma perspectiva de racionalidade. Com suas palavras, escreva o que a autora quer dizer ao fazer tal afirmação.
2- Enquanto processo racional o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas: são elas, reflexão, decisão, ação e retomada da reflexão. Sabemos que o processo dessas operações é dinâmico e contínuo. Fale sobre o que caracteriza cada uma dessas operações.
3- A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder. Caracteriza ou envolve uma função política. Sabemos que tradicionalmente não foi assim, mas hoje tem-se a clareza de que além da leitura da realidade (condições objetivas) é preciso apreender as condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre. Apresente algumas das razões para se realizar a análise das condições objetivas e subjetivas da realidade.
4- Enquanto um processo técnico-político o planejamento se realiza a partir de aproximações, que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto de intervenção. Assumida a decisão de planejar, o movimento de reflexão-decisão-açãoreflexão realiza quais aproximações? Fale de forma resumida sobre cada uma