busudu
1043 palavras
5 páginas
IntroduçãoEste trabalho tem como objetivo principal difundir as idéias de mobilidade sustentável, explicando basicamente o funcionamento de um carro elétrico, e mostrando suas vantagens ecológicas, despertando assim a consciência coletiva, bem como o interesse de todos por essa nova tecnologia.
Além de que os veículos elétricos são muito mais econômicos, o proprietário de um destes automóveis economiza até 80% do que gastaria de gasolina ou álcool com um carro a combustão. Ao contrário do que muitos pensam o carro elétrico é muito mais simples do que um a combustão o que baixa muito o custo de manutenção, pois não tem correa dentada, radiador, bomba de água, velas, entre outras coisas que um carro de combustão normalmente exige gastos. Ainda que o governo incentiva a compra de automóveis elétricos, reduzindo ou até mesmo dispensando o pagamento do IPVA- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Funcionamento
O que faz um carro elétrico funcionar é a combinação de motor elétrico, Unidade Eletrônica de Potencia, contator, baterias e Interruptor Inercial. O Contador, também chamado de relé da partido no motor, ele gera energia para que o motor comece a funcionar e passe a ser alimentado pelas baterias, quando isso acontece a Unidade Eletronica de Potencia recebe energia das baterias através de um cabo de alta tensão e a repassa ao motor. O pedal do acelerador é ligado a um par de potenciômetros (resistores variáveis) que fornecem um sinal para avisar a quantidade de energia deve ser entregue. O regulador pode passar energia zero (carro parado), energia total (o motorista pisa fundo no acelerador) ou quaisquer níveis intermediários de energia.
Existem os motores de carros elétricos CA, que opera na faixa de 92 a 192 Volts, e os motores CC que operam com 240 Volts. Os motores CA geralmente têm característica do freio regenerativo, ou seja, durante a frenagem a Unidade Eletrônica de