BUsinnes
Ao contrário de o que se pensa de e-business, não é apenas de vender produtos ou serviços na internet, vai muito além disto, é uma reestruturação completa da empresa através da integração tecnologica que visam uniformizar o atendimento do cliente sem perder o poder de individualização que auxilia ainda hoje no processo de fidelização do cliente.
Os objectivos que estão por detrás de uma presença Web, deverão enquadrar os conteúdos, a imagem gráfica, a funcionalidade e a tecnologia de suporte ao site. É de extrema importância que a organização esteja segura dos objectivos que pretende atingir com a sua presença na Web. No limite mínimo o seu objectivo será o de marcar uma presença meramente institucional. O nível de sofisticação digital deverá estar de acordo com as necessidades da empresa, da sua estratégia, do seu posicionamento e ainda da sua capacidade financeira. Os objectivos da presença na Web poderão ser de diversa ordem como a redução de custos, aumento de receitas, entre muitos outros.
Uma presença na Web poderá permitir um conjunto de objectivos / processos que são:
Apresentação institucional;
Brand site;
Prestação de serviços aos clientes;
Optimização de processos da força de vendas;
E-commerce;
E-procurement;
E-marketplace;
E-collaboration;
Supply chain management;
E-community;
EDI;
Gestão de clientes por CRM;
Gestão integrada da cadeia de valor.
Um dos erros habituais nas empresas, quando adoptam uma estratégia de e-business é o da liderança e implementação do processo. Contrariamente ao desejável grande parte das soluções são concebidas pelos departamentos de TI ( Tecnologias de informação), sem a participação activa dos diversos departamentos da organização.
O erro acima indicado provoca a concepção e