Business-intelegence
FREDERICO B.DIAS SANTOS
RESUMO:
Business Intellingence, é um termo criado pela Gartner Group. Este conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permitem incrementarem e tornarem mais pautada em informações a tomada de decisões
PALAVRAS-CHAVE:
B.I., Business Intelligence, Sistemas de B.I.;
1 TÍTULO DA BUSINESS INTELLIGENCE – BI
Este artigo tem como objetivo demonstrar a larga aplicação dos sistemas de B.I. nas empresas, levantando questões ligadas às vantagens e até mesmo às desvantagens de sua aplicação.
1.1 O TERMO BUSINESS INTELLIGENCE (BI), PODE SER TRADUZIDO COMO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS, REFERE-SE AO PROCESSO DE COLETA, ORGANIZAÇÃO, ANÁLISE, COMPARTILHAMENTO E MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES QUE OFERECEM SUPORTE A GESTÃO DE NEGÓCIOS.
1.2 Conceito : O B.I. é um conceito up dated que vai além da gestão empresarial (VM2 – Agência Digital).
Ele visa integrar os fluxos de gestão de processos, normalmente ligados aos sistemas E.R.P. (Enterprise Resource
Planning) ou em português S.I.G.E.
(Sistemas Integrados de Gestão
Empresarial) da empresa, aos de informações normalmente suportados por dados históricos gerenciados por ferramentas de extrações de informações (Surian). Ou seja, envolve a utilização de produtos e soluções desenvolvidas com tecnologia analítica de ponta que permite transformar dados armazenados e bases de dados em informações que auxiliam os diversos níveis de uma empresa na tomada de decisões, além de auxiliar em várias outras tarefas dentro da empresa (KRIESER).
2 Funções e responsabilidades do
B.I.
Têm como principais funções e responsabilidades a coleta de conjuntos de dados através de um sistema
S.I.G.E. (Sistemas Integrados de
Gestão Empresarial) para transformálos em uma ou mais informações consolidadas e