Buscando direção e sentido na vida.pdf
Buscando direção e sentido na vida
N
o Japão quase tudo gira em torno do trem. A maioria das pessoas utiliza esse meio de transporte para ir ao trabalho ou à escola. Os endereços comerciais têm como referência as estações de trem. Encontros são marcados ali. Era na saída de uma estação de trem que o akita Hachiko esperava o dono voltar do trabalho na universidade. E foi onde o cão continuou a esperar por seu dono, mesmo após a morte dele. Podemos até ajustar nosso relógio de acordo com os horários do trem-bala (shinkansen). Eles são pontuais, mas, em caso de atraso, não ultrapassam seis segundos além do tempo estipulado. Por outro lado, é em direção ao trem que muitos vão para dar cabo à própria vida. Ocorre um suicídio no Japão a cada 15 minutos. Sem sentido na vida e com profundo vazio interior, a única direção que lhes vem à mente é o vão dos trilhos do trem. Na tentativa de reduzir o número de suicídios, as companhias ferroviárias japonesas estabeleceram multas altíssimas às famílias dos que se suicidam em suas estações. Mas essa medida não resolveu a questão. Em Osaka, vários suicidas escolhem morrer nos trilhos de uma determinada companhia porque nesta a multa é menor que nas demais.
Como explicar tanta falta de esperança em um dos países com a melhor qualidade de vida no mundo?
Mesmo que consiga tudo o que planejou ter na vida, isso não é suficiente para você ter paz interior ou sentido na vida. Desde que o mundo é mundo, o ser humano procura uma solução para essas necessidades. O filósofo grego Platão afirmou: “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”.
Em que ocasião as pessoas normalmente pensam sobre o significado da vida e sobre a importância daquilo que realizam? Como médico, tenho visto que a maioria das pessoas medita com profundidade sobre esses assuntos quando recebe uma notícia trágica e inesperada, como um acidente ou quando sente o impacto de uma doença