Burocracia
1. Definição Geral
A Burocracia Profissional de Minstzberg define um tipo de configuração estrutural focada no Núcleo Operacional que baseia-se na coordenação da padronização de habilidades em um ambiente complexo e estável. Essa complexidade gera a necessidade de controle do trabalho diretamente pelos operadores que o executam. Seu mecanismo de coordenação é democrático, padronizado (habilidades) e descentralizado/democrático (poder na base da hierarquia/independência).
Exs.: Médicos, Professores e Artesãos.
2. Estrutura Básica
A estrutura básica dessa configuração depende diretamente das configurações do trabalho no núcleo operacional, da natureza burocrática da estrutura, dos processos de classificação ou categorização, do que ela possui no núcleo operacional, descentralização existente na burocracia profissional, do tipo de sua estrutura Administrativa, dos papéis que o administrador profissional desempenha e da formulação da estratégia em si.
2.1 Trabalho no Núcleo Operacional
Nesse tipo de configuração o perfil no Núcleo Operacional são de profissionais especializados, devidamente treinados e doutrinados, (uma característica importante citada por Spencer (1976) foi a pratica repetitiva para desperta reflexo automático), concedendo considerável controle sobre seu próprio trabalho, pois o profissional age de forma independente.
A padronização de habilidade e conhecimento gera a maior parte da coordenação necessária entre esses profissionais. Conforme citado anteriormente a exigência do treinamento e da doutrinação é de suma importância nessa configuração e por vezes apenas o treinamento inicial pode levar vários anos, após este existe o treinamento no trabalho para aquisição de prática e aperfeiçoamento, mas mesmo assim a avaliação final do trainee testa apenas exigências básicas não sendo garantido que esse profissional vai sempre atender as necessidades da profissão.
2.2 Natureza Burocrática da Estrutura
A