Burocracia
O conceito de burocracia surgiu quando Max Weber desenvolveu princípios para projetar uma hierarquia que atribuísse autoridade do poder de decisão e controle sobre recursos de maneira eficiente. Segundo Weber, seis princípios sustentam a estrutura organizacional de maneira eficiente:
1. A burocracia é fundada no conceito de autoridade legal-racional.
2. Papéis organizacionais são relativos à competência técnica.
3. A responsabilidade da tarefa de um papel e autoridade da tomada de decisão e seu relacionamento com outros papéis devem ser claramente especificados.
4. A organização de papéis em uma burocracia é tal que cada atividade inferior da hierarquia está sob o controle e a supervisão de um superior.
5. Regras, procedimentos de operação padrão e normas devem ser utilizados para controlar o comportamento e o relacionamento entre os papéis em uma organização.
6. Atos administrativos, decisões e regras devem ser formulados e colocados por escrito.
Conforme as organizações crescem, os gerentes devem decidir como controlar e coordenar as atividades necessárias para que elas criem valor. O desafio principal da configuração é como lidar com diferenciação para alcançar objetivos organizacionais. Em uma organização simples, a diferenciação é baixa porque a divisão do trabalho é menor. Em geral, uma ou poucas pessoas executam todas as tarefas, portanto não é difícil coordenar quem faz o quê e quando. Com o crescimento, porém, vem a complexidade, tornando assim tanto a divisão do trabalho quanto a diferenciação alta.
Assim, a burocracia começa a emergir quando gerentes encontram dificuldades para coordenar e motivar os funcionários de maneira eficaz. Os princípios burocráticos quando corretamente