Burocracia
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Curso: Pós-Graduação
Aluna: Daniele Decanini Lima
Data: 30/04/2010
Disciplina: Modelos Contemporâneos de Organização
Profª Jones Louback
Tema: Modelo Burocrático
O modelo burocrático tem como principais características a falta de disciplina na implementação das decisões estratégicas e até a tomada de decisões.
É um modelo estruturado de maneira descritiva o qual dificilmente há mudanças no escopo, o que acaba engessando o colaborador e o limita a inovações nos processos da empresa pois este torna-se refém de ferramentas prontas e desenhadas.
Este modelo é melhor aplicado em linha de produção, atividades operacionais as quais não se exige criatividade, inovação, e têm um procedimento à ser seguido de acordo com o produto a ser entregue.
Uma característica bastante forte deste modelo é busca pela padronização dos funcionários em relação ao trabalho realizado. Algumas empresas adotam este modelo a fim de estruturar departamento e definir cargos e atividades dos colaboradores, porém muitas vezes limitam suas idéias, e torna-se o trabalho mecanizado.
Há empresas que dependem de um poder competitivo para manterem-se no mercado, estas não é recomendado o modelo burocrático, pois uma vez engessada, será ultrapassada rapidamente pelas tendências do mercado fora e rapidamente será esquecida por seus clientes/fornecedores.
O caso da Ambev é um exemplo de que organização combina com otimização do trabalho. Tendo os processos bem definidos, gestores focados em resultados e a busca constante de melhorias, tornaram o departamento administrativo da empresa mais ágil e focado em resultados, reduziram a mão de obra, despersonificaram tarefas, implantaram uma forma de comunicação criando “canais” como forma de atender melhor os clientes pontualmente.