Burocracia
1) Quais as origens da Teoria Burocratica?
A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia). A origem da Burocracia data da antiguidade, como visto nos primórdios da administração, porém foi a partir da descoberta dos estudos de Max Weber, e com a tradução inglesa e a divulgação nos EUA desses estudos, que a administração e seus estudiosos, apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos da época. As falhas práticas das teorias acima citadas, a necessidade de um modelo organizacional mais racional, o crescimento desordenado e a complexidade das empresas foram os fatos que mais contribuíram para o surgimento da Teoria da Burocracia.
2) Quais os requisitos para o tipo idel de burocracia?
Segundo Max Weber o ideal de burocracia não significa desejável, mas sim um modelo explicativo que abstrai as principais características das organizações que existem no mundo real. O tipo ideal é uma espécie de fórmula média que segundo Max Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários: Formalidade; Impessoalidade; Profissionalismo.
3) Em que situação a burocracia torna-se util?
A burocracia é uma forma de organização humana que nos auxilia em processos, em que a lei esta disposta a regulamentar por meio de procedimentos formais e corretos, sendo assim a burocracia vem nos auxiliar a seguir certos padrões de forma coerente, de acordo com uma organização burocrática ou ate mesmo um funcionário burocrático que deve seguir regras e princípios, agindo formalmente e nos dando garantias da qualidade e certificação de um nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas.
4) Quais o prejuizos que a burocracia pode causar