Burocracia
O poder traduz-se na habilidade de influenciar outras pessoas. Nas organizações públicas pode significar fazer com que as tarefas sejam realizadas, apesar da resistência dos outros/servidores. A maneira de se alcançar essa realização, é que pode variar de acordo com as ferramentas empregadas. Uma delas é a autoridade, ou o poder legítimo que, pela força da hierarquia e da estrutura legal, determina quais pessoas e/ou servidores sigam ordens.
Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da organização. É a capacidade de fazer com que um grupo, ainda que sob circunstâncias adversas, responda positivamente à indicação de um rumo de ação, por reconhecê-la como viável e necessária. Liderar, portanto, é influenciar legitimamente pessoas. É também a capacidade de levar o servidor a cooperar espontaneamente. A liderança é determinada pela qualidade das decisões cotidianas. A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder.
Autoridade é a habilidade de levar os outros a fazer algo com boa vontade. A administração é profundamente influenciada pelas pressuposições implícitas ou explícitas a respeito da natureza das pessoas, sendo certo que nessas pressuposições há uma distinção entre liderança e dominação. A Dominação é mantida através de um sistema organizado e não por um reconhecimento espontâneo. O objetivo do grupo é escolhido pelo chefe, de acordo com seus interesses,sem levar em conta os interesses do próprio grupo. Na Dominação há pouco ou nenhum sentimento de participação na consecução dos objetivos. No ambiente dedominação há um distanciamento entre chefe e subordinados e o chefe procura manter essa distância como uma das formas decoação sobre o grupo.
Um dos marcos teóricos centrais, envolvendo as definições de poder e de dominação, reside na contribuição