Bulário ( Anti - Hipertensivos)
ANTI- HIPERTENSIVOS
ADALAT
Laboratório
Bayer
Referência
Nifedipino 10 mg
Apresentação de Adalat
FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES
USO ADULTO - USO ORAL
Frasco com 30, 60 ou 90 cápsulas gelatinosas de liberação rápida de 10 mg.
Adalat - Indicações
•Doença arterial coronária:
- Angina do peito crônica estável (angina de esforço).
- Angina do peito vasoespástica (angina de Prinzmetal e angina variante).
•Hipertensão essencial.
•Crise hipertensiva.
•Nos pacientes com hipertensão essencial ou angina do peito estável crônica tratados com as formas de liberação rápida de nifedipino (Adalat® cápsulas 10 mg) podem ocorrer aumento dependente da dose no risco de complicações cardiovasculares (por exemplo, infarto do miocárdio) e de mortalidade. Por isso, o nifedipino somente deve ser utilizado para tratamento de pacientes com hipertensão essencial ou angina do peito estável crônica se nenhum outro tratamento for apropriado.
Contra-indicações de Adalat
Conhecida hipersensibilidade ao nifedipino ou a qualquer dos excipientes, choque cardiovascular e em associação com a rifampicina, pois, devido à indução enzimática, o nifedipino pode não atingir níveis plasmáticos eficazes (veja “Interações Medicamentosas”).
O nifedipino não deve ser usado na gravidez até a 20ª semana e na amamentação.
O nifedipino em cápsulas de liberação rápida é contra-indicado em angina do peito instável e nas quatro semanas iniciais após infarto agudo do miocárdio.
Advertências
Cuidados adicionais devem ser dispensados a pacientes com níveis muito baixos de pressão arterial (hipotensão grave, com pressão sistólica inferior a 90 mmHg), em casos de insuficiência cardíaca manifesta e em caso de estenose aórtica grave.
O tratamento com a formulação de liberação rápida de nifedipino pode induzir queda excessiva da pressão sangüínea, com taquicardia reflexa, o que pode resultar em complicações cardiovasculares. Tal como ocorre com outras substâncias