Relat Rio De Est Gio 02 SUS Salvo Automaticamente
O serviço público tem como base o Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS foi criado pela Constituição de 1988 e visa garantir a universalidade, eqüidade, integralidade e o controle social no atendimento a saúde. Ele prevê a descentralização hierarquizada, ou seja, o atendimento à população em vários níveis a começar pelo atendimento básico, prestado no município. O SUS ao estabelecer a integralidade, projetava que as ações de saúde deveriam contemplar o medicamento como insumo essencial para a garantia da resolutividade. Naquelas ações cuja intervenção fosse medicamentosa, o mesmo deveria estar disponível e integrado, exercendo um papel complementar.
A criação da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) pelo Ministério da Saúde foi uma ação importante na dispensação de medicamentos. Ela contempla a relação dos medicamentos essenciais para tratar as doenças mais comuns na população. Com base nela, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.
A Farmácia Municipal de Belmonte conta com um farmacêutico, e conforme a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, o farmacêutico é o responsável pelo processo de dispensação de medicamentos.
Com o passar dos anos houve o surgimento de novas definições das atividades farmacêuticas, dentre elas a Atenção Farmacêutica que tem influenciado cada vez mais estes profissionais a assumir um papel ativo na promoção da saúde. Desta forma, faz-se necessária a capacitação dos estudantes de graduação em farmácia para uma correta dispensação e conhecimento na área de atenção farmacêutica, sendo que esta é uma importante estratégia de saúde pública quando se busca s prevenção de doenças e uso racional de medicamentos.
2 OBJETIVOS
O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, realizado na Farmácia Pública de Belmonte - SC localizada na Rua Borges de Medeiros, Centro,