Bullyng Projeto 2015
DIFERENTES, PORÈM IGUAIS...
Problema: Percebemos que a principal causa de manifestações violentas na U.E tanto físicas como verbais ocorrem motivadas por atitudes caracterizadas como Bullying.
Justificativa:
É a escola e a sala de aula o espaço em que se dá o encontro de “diferenças”,portanto é o lugar ideal para o exercício da tolerância,mas não é isso que ocorre, transformou em uma realidade assustadora que manifesta alguns tipos de agressões verbais e físicas A escola precisa ser objeto de estudos e compromisso da sociedade na superação deste nas escolas brasileiras. Mas percebemos que nossas ações ainda estavam insuficientes, por isso resolvemos que o nosso projeto deveria contemplar esta problemática ,percebendo então que para isso é necessário conhecer o “Bulliyng”: sua origem,suas manifestações,suas causas e como prevenir.
Alguns questionamentos surgiram:
Por que razão as diferenças de cor de pele, idade, preferência sexual, religião ou até sotaque são motivos de tanto estranhamento e agressão?
Por que para muitos, é difícil conviver com o diferente?
É do nosso conhecimento que não há receita pronta para resolver este problema, pois cada escola e cada período desta mesma escola tem características peculiares,mas, apesar disso acreditamos que é possível fazer algo que venha contribuir para o enfraquecimento deste fenômeno em nossa unidade,através deste projeto baseado na “Cultura da Paz” onde todos os envolvidos terão muitas oportunidades de descobrir que o diferente existe e é possível conviver e aprender com estas diferenças,ou seja perceber que existe algo mais do que o seu reflexo no espelho.
Público alvo:
Alunos de Ensino Fundamental
Objetivo geral:
O projeto Bullying objetiva colaborar na melhor formação das crianças e dos adolescentes no exercício da tolerância as diferenças, sem perder o foco da reeducação dos demais envolvidos (pais, responsáveis e profissionais da comunidade envolvida).