BULLYNG NO MUNDO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
CARLA SIMONE RODRIGUES SANTOS
BULLYING: A FACE SILENCIOSA DA VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES
Porto Alegre
2012
1
BULLYING: A FACE SILENCIOSA DA VIOLÊNCIA ENTRE ESTUDANTES
Carla Simone Rodrigues Santos ∗
Vivien Rose Bock ∗∗
O Bullying é uma violência que cresce com a cumplicidade de alguns, com a tolerância de outros e com a omissão de muitos.
(Gabriel Chalita, in MELO 2010).
RESUMO
O bullying é considerado atualmente um problema de saúde e de segurança pública devido a complexidade de suas consequencias. O presente artigo terá como objetivo elucidar a temática do bullying a partir de uma revisão bibliográfica de artigos, textos e livros sobre este fenômeno, abarcando temas como a definição, a prevalência, as causas, os personagens, as consequencias e as possíveis estratégias de enfrentamento do bullying. Este tipo de violência é vivenciada por diferentes sujeitos, nos diversos contextos: escola, família, empresa, redes sociais, etc.
Palavras-chave: Violência; infância e enfrentamento.
ABSTRACT
Bullying is now considered a public health problem due to the complexity of its consequences. In this paper at the critical itinerary will be made on the definition, prevalence, causes, character, consequences and possible strategies to cope with bullying. This type of violence is experienced by individuals in different contexts: school, family, business, social networks, etc.
Keywords: Violence, children and coping.
INTRODUÇÃO
Bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação aparente, adotado por um ou mais alunos contra outro(a), causando dor, sofrimento e angústia. Se dá através de insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente (FANTE, 2005).
∗
Acadêmica do Curso Especialização em Psicologia Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
e-mail: