Bullyng nas escolas
A violência acontece desde o início dos tempos, porém suas formas foram evoluindo, se aprimorando e se diversificando. Além de sua publicização, compreensão e intervenção também terem se modificado.
Assim como os princípios do mundo animal o homem também utilizouse da violência como meio de sobrevivência, contudo a evolução da humanidade trouxe a tona outros “Poderes Ilegítimos” que acabaram por fomentar as “Várias Violências” que vivenciamos hoje.
A violência é um fenômeno social complexo, que compromete o direito fundamental à vida, à saúde, ao respeito, à liberdade e à dignidade humana. Está relacionada com questões de natureza sócioculturais e políticoideológicas, constituindose num poderoso indicador de qualidade de vida, pois diz respeito às condições gerais de existência, de trabalho, de sociabilidade. Por outro lado, ela eclode de fatores geradores de tensões como desemprego, desestruturação familiar e uso de droga
Roubo/furto– Está relacionado com a desigualdade social. Roubar está relacionado com o querer. Por isso está ligado com as classes marginalizadas da sociedade (periferia). Dar exemplo de outros países que diminuíram a violência.
Furto – Quando tem violência no ato.
“A principal causa da criminalidade não está na pobreza em si, mas na disparidade entre ricos e pobres num mesmo lugar.
É isso que explica, segundo especialistas em segurança pública de vários países, porque a sociedade brasileira tem a maior média de homicídios do mundo, entre os países que não estão em guerra ou sofrendo com guerrilhas.
O Brasil detém também o título de campeão mundial da desigualdade social, conferido pelo
Banco Mundial, que divulgou estudo no mês passado informando que, aqui, os 20% mais ricos