bullyng na internet
BULLYING NO MUNDO VIRTUAL: “UM MAL NA REDE”.
CUIABÁ
2013
BULLYING NO MUNDO VIRTUAL: “UM MAL NA REDE”
Trabalho apresentado no curso de sistema da informação, na UNIC Cuiabá. Disciplina de Informática e Sociedade. “Não há barreira para o bullying na internet”.
CUIABÁ
2013
INTRODUÇÃO
As tecnologias de informação virtuais contribuíram proveitosamente no processo de facilitar a difusão do conhecimento e educação no ambiente escolar, no entanto, ela apresenta faces que permitem a agressão no ambiente virtual, o chamado cyberbullying. Esta palavra consiste em uma variação do bullying, que é uma palavra de origem inglesa, utilizada para qualificar comportamentos violentos no ambiente escolar, seja de forma física e/ou psicológica, praticado contra vítimas que não possuem, por si só, como se defender de modo pertinente.
O ambiente escolar, próprio para desenvolver crianças e adolescentes baseado em bases éticas, de respeito ao próximo e de preservação da tolerância frente às plurais formas de ser, demonstra seu insucesso em não conseguir combater o bullying em suas próprias dependências físicas. Assim, já se assume por parte de grupos de alunos a intenção de agredir os próprios alunos considerados fracos, algo que cessa aos limites da instituição escolar. Mas, com a crescente difusão de meios virtuais, como a internet e mensagens enviadas por celulares, à agressão fugiu dos muros da escola e essa overdose de informação digital pelas crianças e adolescentes permitiram que utilizassem esses meios para fins degradantes, de atacar a moral e honra de colegas, humilhando-os.
As consequências psicológicas do bullying são desastrosas por parte das vítimas, por exemplo, como transtorno do pânico, fobia escolar, fobia social, depressão, transtorno de ansiedade, anorexia,