Bullying
Diversas formas de Bullyingnas escolas.
Quais os diferentes casos de Bullying e asleis que punem.Bullying, termo que compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por uma ou mais pessoas contra outros, causando dor e angústia.
Classificação: O Bullying é classificado como direto, quando as vitimas são atacadas diretamente, ou indiretamente, quando estão ausentes. São considerados Bullying direto os apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos. São atos utilizados com uma frequência quatro vezes maior entre os meninos. O Bullying indireto compreende stitudes de indiferença, isolamento, difamação e negação aos desejos, sendo mais adotados pelas meninas.
Uma nova forma de Bullying, conhecida como CYBERBULLYING. Tem sido observada com uma frequência cada vez maior no mundo. Segundo Bill Belsey, trata-se de uso da tecnologia da informação e comunicação (e-mail, telefones celulares, por pagers, fotos digitais, sitespessoais difamatórios, ações difamatórias deliberados, repetidose hostis, de um indivíduo ou grupo, que pretende causar danos a outros. A vitimização em três pesquisas.
Fatores de riscos: Fatores econômicos, sociais e culturais, aspectos inatos de temperamento e influência familiares, de amigos, da escolae da comunidade, constituem riscos para a manifestação do Bullying e causam impacto na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes. O Bullying é mais prevalente entre alunos com idades entre 11 e 13 anos, sendo menos frequentes na educação infantil e ensino médio.
Ente os agressores, observa-se um predomínio do sexo masculino, enquanto que, no papel de vítima, não há diferenças entre gêneros. O fato de os meninos envolverem-se em atos de bullying mais comumente não indica necessariamente que sejam mais agressivos, mais sim que têm maior possibilidade de adotar esse tipo de comportamento. Já a dificuldade