BULLYING
Justificativa
Os estudos sobre o bullying aqui no Brasil começaram na década de 2000. Em outros países os estudos começaram na década de 70. É um fenômeno mundial. O que antes era interpretado como brincadeiras próprias da idade, hoje já se sabe que são atos repetitivos intencionais e que na maioria dos casos suas vítimas levam essas consequencias pelo resto de suas vidas. Preocupada com esta prática, e percebendo que em minha sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, estava acontecendo a situação de bullying com uma criança que está acima do peso e ainda passa por problemas na família., resolvi escrever este projeto, para trabalhar especificamente ações que prejudicam o outro de forma intencional.
A criança mencionada estava demonstrando comportamento solitário, em sala e no recreio, e não tendo vontade mais de freqüentar a escola. Fizemos uma retrospectiva do nosso trabalho e não detectamos motivo que envolvesse relação professora X aluno . A mãe da criança, como conhece o nosso trabalho, nos procurou isoladamente para comunicar o fato. A direção foi informada do que estava acontecendo e por decisão própria resolvi trabalhar o bullying, por identificar após uma diagnose com a família. Será desenvolvido todos os dias durante um mês com atividades diferenciadas e após esse período o trabalho continuará sempre que for necessário.
Quando iniciamos o trabalho, percebemos que mais crianças estavam passando por outras situações de bullying, outras já haviam sido vítimas no passado. Esse foi o gás que precisávamos para realizar o projeto com mais aprofundamento no tema. Nossas crianças precisam sentir alegria e prazer para ir à escola e ter a certeza que alguém se importa com elas e está preocupada com a situação que vivenciam.
Objetivos
Resgatar o prazer, destas crianças vítimas de bullying, de freqüentarem a escola;