bnvb
Citologia - 1
“Citologia”, mais uma palavra de origem grega, significa “estudo das células”.
Todos os organismos vivos são compostos por unidades funcionais e estruturais denominadas células. Podem ser comparados como tijolos em uma casa. Juntas, formam um organismo.
Existem organismos unicelulares, constituídos por apenas uma célula (como bactérias, protozoários, entre outros) e organismos pluricelulares, compostos por muitas células (como os animais e as plantas, por exemplo).
Um pouco de história
A célula foi observada pela primeira vez no século XVII pelo inglês Robert Hooke utilizando um microscópio ainda iluminado por vela. Ele analisou um pedaço de cortiça e observou que ele era composto por muitos compartimentos vazios lembrando um favo de mel. Hoje sabemos que o material observado por Hooke, a cortiça, é composta por células já mortas e, portanto, sem conteúdo.
Mais tarde, no século XIX, Mathias Schleiden e Theodor Schwann, baseando-se em observações feitas através de um microscópio ótico (que aumenta a imagem até 1200 vezes), formularam a Teoria
Celular. A teoria celular afirma que todos os seres vivos são compostos por unidades denominadas células. Nos anos 50 (sec. XX) a invenção do
Microscópio Eletrônico, capaz de aumentar até
200.000 vezes a imagem observada, revolucionou totalmente a biologia celular e molecular!! Com ele foi possível a descoberta de muitas organelas e o entendimento de muitos tópicos antes incompreendidos do funcionamento celular!
A CÉLULA
O microscópio eletrônico revelou a existência de dois tipos fundamentais de células: as procarióticas (do grego: pro = primitivo e karia = núcleo) e as eucarióticas (do grego: eu = verdadeiro e karia = núcleo).
Os organismos procariontes são seres unicelulares e suas células são de estrutura primitiva.
Elas não possuem núcleo organizado (mas sim uma região onde se localiza o material genético, denominada nucleóide)