Bullying
Bullying é uma palavra inglesa (bully – “valentão”) utilizado para descrever formas de violencia verbais, fisicas ou psicologicas, intencionais ou repetitivas praticado por um individuo ou um grupo para intimidar o outro individuo incapaz de se defender prejudicando o convivio escolar e social.
O bullying é uma forma de violencia, que acarreta serio prejuizo, quem implicarà na formação dos valores e do carater na vida do individuo, no campo pessoal, profissional, familiar e social.
Com isso o bullying propicia a formação de gangs, uso de drogas e armas, violencia domestica, sexual e outras, podendo a vitima ir ate contra a sua propria vida e cometendo em algum caso ao suicidio.
O bullying utiliza o abuso de poder, intimidação e prepotência para intimidar suas vitimas, prejudicando sua auto estima. Na escola os agressores aterrorizam, amedrontam e maltatratam os mais fracos e indefesos com atitudes perversas.
DIFERENÇA ENTRE BULLYNG E OUTROS TIPOS DE VIOLÊNCIA
A principal diferença é que o bullying causa traumas psicológicos em sua vítimas, prejudicando a saúde física e mental e o relacionamemto social e educacional com ações repetitivas e sutis, sem que os adultos percebam ou finjam não perceber sendo que nos outros tipos de violência as as reaçoes são ocasionais e provocam reações.
O bullying no passado se caracterizava em :tomar lanche, os pertences, o dinheiro, obrigar a fazer as tarefas e etc.
Hoje o bullying ganhou mais requintes com a utilização com modernas ferramentas disponiveis na internet e nos telefones celulares, com isso os agressores causam graves transtornos para a vitima e seus familiares por espalhar medo, boatos, difamassões, humilhações com os ataques que é usado o termo cyberbullying ou assedio virtual, a maioria dos alvos são aqueles alunos considerados diferentes (esquisitos) os timidos, retraidos, passivos, sobmissos, anciosos, temerosos e com dificuldade de defesa de expressão e de relacionamento.