CONTROLE FORNECEDORES
Análise do Grupo Alpha S.A.
O grupo Alpha S.A existe desde 1950. Iniciou numa pequena cidade do interior do Paraná, tendo a frente o Sr. Fagundes, seu proprietário e fundador.
A pequena firma, fabricante de mecanismos impressores, iniciou com 30 empregados e encontra-se atualmente com 7000 funcionários lotados em nove unidades distribuídas por vários estados. São ao todo três fábricas e seis filiais de venda, cada uma numa região geográfica estratégica.
Em 1985, o Sr. Fagundes, empresário sempre atento às mudanças do cenário industrial mundial, percebeu que as relações trabalhistas tendiam para um rumo que exigiria das empresas maior preocupação no tocante à administração dos seus recursos humanos.
Nessa época, admitiu o primeiro diretor de RH, no escritório central, que montou uma equipe completa de gerente (três no escritório central, três para as fábricas e seis para as filiais) para auxiliá-lo a gerir todo o grupo, em busca dos objetivos que eram: aumentar o nível motivacional dos empregados melhorar as comunicações externas e internas das pessoas responsáveis diretamente pela imagem da empresa otimizar as relações com clientes e fornecedores diminuir o tempo gasto em questões burocráticas em 30 por cento estimular a colaboração entre os funcionários
Passados cinco anos e embora a empresa tivesse implementado diversos benefícios e uma estrutura salarial justa e dentro dos parâmetros de mercado, os problemas continuavam sendo os mesmos: a produtividade era muito aquém da esperada o nível de motivação era insatisfatório as diretrizes da organização eram mal compreendidas e atendidas de modo distorcido o nível de reclamações quanto ao atendimento de fornecedores e clientes continuava aumentando os processos internos demandavam sempre mais tempo do que o planejado, ‘furando’ prazos e custos. todos os processos seletivos da empresa eram realizados por entidades externas que, além de não oferecerem a qualidade desejada, cobravam