Trabalhos de Quimica - Nox e Balanceamento
Chamamos de número de oxidação ou nox a carga assumida por um átomo quando a ligação que o une a um outro é quebrada. Existem três casos a serem analisados com relação ao nox de um elemento: composto iônico, covalente e substância simples.
Num composto iônico, o nox é a própria carga do íon, pois quando a ligação se rompe, já ocorreu a transferência do elétron do átomo menos para o mais eletronegativo. Na formação do NaCl, o Na passa de 11 para 10 elétrons e o Cl passa de 17 para 18 elétrons. O Na fica com carência de 1 elétron e assume a carga 1+, o Cl fica com excesso de um elétrons e assume a carga 1-. Então, os nox do Na e do Cl, neste composto, serão respectivamente 1+ e 1-.
Num composto covalente assume-se que a mesma se quebra e que o par de elétrons fica com o átomo mais eletronegativo. Na molécula de HCl, o átomo mais eletronegativo é o Cl e o menos é o H. O Cl adiciona um elétron à sua eletrosfera, enquanto o H perde um. Então, os nox do Cl e do H serão, respectivamente, 1- e 1+. Em uma substância simples, os nox de todos os átomos componentes é igual a zero, pois não é possível a existência de diferenças de eletronegatividade. Exemplos: S8, H2, O2, P4, Cgraf, Cdiam.
Regras para a determinação do NOX Metais alcalinos 1+ Metais alcalino-terrosos 2+ Oxigênio (menos nos peróxidos, em que é 1-) 2 - Hidrogênio (menos nos hidretos, em que é 1-) 1+ Alumínio (Al) 3+ Zinco (Zn) 2+ Prata (Ag) 1+ Substâncias simples 0 A soma dos números de oxidação num composto é igual a zero. A soma dos números de oxidação num íon composto é igual a carga do íon.
Exemplos
Compostos binários
O nox de um