Bullying
Tema: Bullying na escola
Objetivo: Trabalho referente ao Termino de Conclusão de Disciplina TCD - Gestão de Sistemas Educacionais.
Justificativa: Sabendo da importância de discutir o assunto no ambiente escolar, o assunto tem o objetivo de abordar de forma prática e acessíveis maneiras de amenizar a violência psicológica em sala de aula e tentar evitar a evasão do aluno pelo motivo da agressão psicológica.
Introdução:
O trabalho evidencia que o bullying está presente em todas as relações interpessoais e em diversas culturas. Tratar o assunto com mais ênfase e oferecer condições para a discussão, reflexão e consequente abominação, são tarefas das instituições educacionais.
Desenvolvimento:
O Colégio Estadual Professor Paulo Freire, atende a clientela que são moradores das proximidades. É uma comunidade de baixa renda, abriga e coloca em funcionamento o projeto educacional tão necessário à sociedade moderna. Dessa forma, cabe à escola e aos educadores formar cidadãos e integrá-los no universo do trabalho, da sociabilidade e da cultura, por meio da educação e da construção de conhecimentos. Na entrevista feita com a pedagoga do colégio, nos relata que a violência é todo o fato que gera tensão dentro do ambiente escolar. O papel da escola na prevenção da violência é conversar com os alunos, fazer reunião com os pais, procura formar times para campeonatos, jogos, uma interação entre os alunos, acredita que é um meio de evitar qualquer tipo de violência. O Projeto Político Pedagógico da escola está voltado para a prevenção da violência escolar, através dos deveres dos alunos, estando cientes no respeito que deve haver entre todos na escola. Os professores estão preparados para trabalhar o tema da violência e são estimulados a conversar sobre o tema, para evitar os conflitos que ocorrem dentro da sala de aula. A gestão educacional é realizada de forma democrática, pois todos tem o direito de