Bullying
Tecido epitelial: Recobre a superfície do corpo.
Tecido conjuntivo: Preenche, sustenta e transporta substâncias.
Tecido muscular: É constituído por células com propriedades contráteis.
Tecido nervoso: É formado por células que constituem o sistema nervoso central e periférico (o cérebro, a medula espinhal e os nervos).
2) Como é constituído o tecido epitelial?
O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo, absorção de substâncias do meio, secreção de substâncias úteis e percepção de sensações, dependendo do órgão onde se localiza. Os tecidos epiteliais, também chamados épitélios, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
3) Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?
Epitélios de revestimentos: Revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória, outros. Apresentam funções de proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos, além de atuar na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais.
Epitélios glandulares: São formados por células que se especializaram na produção e na secreção de substância, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas. Há dois tipos básicos de glândulas: A glândula exócrina, que conduz o produto da secreção para a superfície epitelial e; A glândula endócrina, onde a secreção ocorre no meio extracelular e é levada pelo sangue, pois ela não apresenta ductos.
Neuroepitélio: É um tipo especial de epitélio, cuja função é captar estímulos externos como luz, odor e gosto.
4) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções?
O