Bullying
de
Educação Física
Tema:
BULLYING
BULLYING
Quem sofre ou já sofreu bullying sente-se muito envergonhado porque acredita que exista algo de errado com ele. Ser rejeitado e “zoado” por um grupo de colegas da escola pode resultar em sérias conseqüências. Se você quer dar um basta as brincadeirinhas de mau gosto e quer ficar informado de como enfrentar o problema, vejas as respostas que citaremos neste trabalho.
Você sabia que o termo “bullying” foi descrito pela primeira vez em 1973, por um pesquisador sueco chamado Dan Olweus da Universidade de Bergen na Noruega?
O Bullying é a prática repetitiva de violência física ou psicológica de uma pessoa ou um grupo de alunos contra uma única vítima ou um grupo pequeno de vítimas. Ele pode ser do tipo verbal, quando os agressores utilizam apelidos constrangedores, espalham calúnias ou fazem piadas com características físicas ou comportamentais da vítima, e pode ser também do tipo físico, quando ocorrem agressões físicas repetitivas como tapas, chutes, empurrões, etc. Neste caso, ainda que as agressões não causem lesões graves, elas têm o intuito de humilhar a vítima, fazendo com que se sinta frágil e inferior. Há ainda o bullying emocional quando, por meio de fofocas e mentiras, a vítima é colocada em situação constrangedora ou de exclusão social. Também se fala muito no cyberbullying, quando a difamação e as ofensas são praticadas por meio da internet, em sites de relacionamento, por e-mail, etc.
Agora, nós apresentaremos uma série de perguntas de interesse geral, que vai nos informar mais sobre o BULLYING.
O que leva alguém a praticar o bullying? O faz por curtição? São vários os motivos pelos quais uma pessoa prática bullying. É freqüente que uma pessoa que já tenha sofrido bullying, pratique o bullying em outros. É mais confortável escolher alguém mais frágil para agredir porque o agressor não corre o risco de retaliação. É uma situação de insegurança de mão