Bullying
Serie: 1e3 ano
Matéria: Filosofia
Temática: Bang Bang você morreu!
Taguatinga 24 de julho de 2009
Introdução
O Bullying é uma pratica de atitudes agressivas, propositadas e repetidas, que ocorrem sem motivação interesse, feito por um ou mais pessoas contra outra, provocando dor e angústia. Tornou-se um problema mundial, podendo ser encontrado em qualquer escola: primária, secundária, pública ou privada, rural ou urbana; não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. As escolas que continuam a afirmar que não há a ocorrência dessa prática entre seus alunos, ou desconhecem a existência do problema ou o ignoram por não saber como enfrentá-lo.
Os autores são, na maioria das vezes, pertencentes de famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo, os pais não têm uma boa supervisão sobre eles, e estes possuem um comportamento muito agressivo, sendo assim, o jovem tem como maior exemplo a violência praticada em casa.
Os alvos são pessoas que sofrem as conseqüências do comportamento dos outros e que não dispõem de recursos, são esses: status, habilidade ou força; para reagir ou cessar os atos praticados contra si. São, no geral, pouco sociáveis, e um enorme sentimento se insegurança os impede de solicitar ajuda, e o medo do constrangimento, ou o próprio, os impede de denunciar ou contar em casa o que está acontecendo no ambiente escolar. Muitas vezes esses “alvos” não têm, também, o apoio da família, tornando assim, mais difícil a comunicação em casa e a denuncia dos atos alheios praticados contra si. Esses jovens podem sofrer uma grande depressão, que pode levar ao suicídio ou ao homicídio.
As testemunhas são representadas, geralmente, pela maioria