BULLYING E FAIR PLAY
EDUCAÇÃO FÍSICA
BULLYING E FAIR PLAY
Trabalho escolar apresentado como exigência para obtenção de nota trimestral do componente curricular Educação Física, ao Colégio Onis.
Santos – SP
Abril/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 – CONCEITO DE BULLYING
1.1 – Terminologia
1.2 – Tipos de Bullying
1.3 – Papéis no Bullying
1.4 – Casos de Bullying
1.5 - Legislação
2 – CONCEITO DE FAIR PLAY
2.1 – A Origem do Fair Play
2.2 – Fair Play no Trabalho
2.3 – Fair Play no Futebol
2.4 – Casos de Falta de Fair Play
INTRODUÇÃO
O Bullying é um problema mundial e pode ocorrer em vários setores da atividade humana. Durante muito tempo, comportamentos como o de apelidar e irritar podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens que invadem escolas e matam pessoas e/ou cometem suicídio; situações que se apresentaram ligadas a maus-tratos entre pares na escola. O tema da violência na escola começou a ganhar repercussão e, a partir da década de 1970, estudos sobre agressões entre pares nas escolas vem sendo desenvolvidos, com o objetivo de conhecer a questão e caracterizar uma forma de violência entre pares.
Devido sua relevância, este tema vem despertando um interesse crescente nos meios escolares, até mesmo por se tratar de uma questão de abrangência multidisciplinar, envolvendo diferentes ramos de atividade, como a educação, a saúde, e a área jurídica.
Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play e uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.
O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma