Bullying: um problema que é preciso levar a sério
Ariany Andrade Reis¹
Cristiane Silva de Jesus¹
Daiane Santos Lima¹
Graziela Ferreira Brasil¹
Kamila Andrade dos Santos¹
RESUMO
As diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil contemplam que o currículo, enquanto instrumentação de cidadania democrática deve contemplar além dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que torne o indivíduo um ser apto a tomar suas próprias decisões, enquanto indivíduo e membro de um grupo social. Mas para isso, é necessário evitar práticas que interfiram na educação escolar e social do cidadão. A fim de analisar o que faz com que crianças e adolescentes pratiquem o bullying (agressão física, psicológica e social) e como minimizar essa prática, essa pesquisa quantitativa através da aplicação de questionários, auxilia a compreender o que é o bullying, qual o conhecimento dos professores de Itabaiana/SE sobre esse problema, onde e como ele ocorre e o elas acham que deve ser feito para amenizar esse problema nas escolas e na sociedade. Os resultados através da aplicação do questionário mostrou a falta do conhecimento sobre o bullying e que pouco tem sido feito para diminuir a quantidades de casos de bullying, sendo assim, nota-se a necessidade de tornar esse tema um assunto mais presente na sociedade, para que casos de bullying seja mais facilmente evitados, pois o conhecimento sobre o problema, auxilia na resolução do mesmo.
PALAVRAS-CHAVE: Agressão, bullying.
¹ Alunos de graduação da UFS, cursando a disciplina Psicologia da Aprendizagem da UFS, sob orientação do professor Drº.Joilson Pereira Silva.
1. INTRODUÇÃO
As diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil (BRASIL, 1999a), apontam que o currículo, enquanto instrumentação de cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de